agosto 30, 2008

brunilde e as lições de escrita e leitura

foi com latinhas de paté "sabores do campo" que a Humana convenceu a minha irmã brunilde a aprender a ler e a escrever. por cada lição que recebe, tem direito a este acepipe, que adora. mas, como não podia deixar de ser, a brunilde pôs algumas condições: uma delas é assistir às aulas, toda refastelada no seu cesto.

para além de representar um mau exemplo para os meus filhotes, aos quais obrigo a assistir às lições, sentados e com a máxima atenção, não é raro ela pôr-se a dormitar, enquanto eu faço uma leitura ou escrevo um texto no chão do jardim.


querem vê-la atenta e entusiasmada? bem, é só esperar que passe uma mosca ou que se ouça o canto de um passarinho...

a brunilde não presta nenhuma atenção aos meus ensinamentos e, ainda por cima, ela, que é uma péssima aluna, faz questão de assentar uns tabefes nos meus filhotes, sempre que eles não dão resposta certa a alguma pergunta que eu lhes faça!
mas sei que, com a minha irmã, não vale a pena eu teimar. se lhe chamo a atenção, por exemplo, para o facto de dar imensos erros ortográficos, é isto o que ela me diz:
-olha, vou escrever uma frase e tu vais dizer-me se entendeste o que eu escrevi.
-é claro que eu entendo, brunilde. mas quase não há uma palavra que tenha sido escrita correctamente...
- bem, isso não tem a menor importância. consigo comunicar, que é o que interessa!
e, sem me dar oportunidade de expôr as minhas razões, retira-se para dentro de casa, onde passa o tempo a ler policiais.
fico ofendida com o desrespeito com que ela me trata e até deixo de lhe falar, por umas horas. mas julgam que se importa? então, vejam só o bilhete que ela deixou hoje na minha almofada:
idun, não tesqessas de me criar um imeile no çápo. avizo qe cenão tratáres diço esta tárde lévas dois çupápos qe até vôas.
e jágora dejita-e-aliza esta minha fóto para eu uzar no meu prefil do mécenjer.

açinado: brunildinha

agosto 21, 2008

férias...só as tem quem pode

a Humana está de férias, o que significa, para mim, um acréscimo de trabalho e responsabilidades. daí que não me sobre tempo para vir actualizar o blog e fazer umas visitinhas aos blogs amigos. talvez, nos próximos dias, consiga passar pelas vossas blogo-casas e deixar algum comentário.
para além de tudo o que tenho a fazer, iniciei as aulas de escrita e leitura aos meus filhotes... e, surpresa das surpresas, a minha irmã brunilde também está a aprender a ler e a escrever. num próximo post, contarei como é que a Humana conseguiu que ela se interessasse por estas matérias.

esta semana, tivemos visitas. a jardineira ariana e o irmão vieram passar uns dias connosco. temos conversado imenso, apesar do cão lost querer sempre ser o centro de todas as atenções. vejam, até fez questão de ficar na foto, com a nossa querida colaboradora:

até breve, amigos!

agosto 11, 2008

chegam notícias do norte


pssst, não te assustes, idun! sou eu, o boris, estou aqui escondido a observar tudo o que se passa na minha casa. uma noite destas, os meus donos trouxeram uma coisa peluda que não parava quieta e fazia um som desagradável, já para não falar do cheiro...

como eu sou um bom detective, fui-me aproximando...
... e observando o novo habitante.
nunca tinha visto nada assim...mas não me deixei intimidar. investiguei e descobri que se trata de uma cachorrinha, gigantona e divertida, muito louca, que dá saltos enormes, corre atrás das bolas e às vezes faz chichi no chão, por isso não a autorizam a andar na casa toda. mas eu posso até dormir na cama deles e dos meus amiguinhos samuel e dinis. eles (os meus donos ) chamam-lhe amy e, agora que nos conhecemos melhor e até brincamos às corridas e ao "esconde que te apanho", acho que encontrei a amiga perfeita, principalmente para quando chegar o inverno.he, he ,he, topas, idun?

entretanto, vou apanhando uns bons banhos de sol, enquanto não terminam as férias...



ronrons do
boris

agosto 03, 2008

coisas de verão

nos últimos dias, quase nem vejo a minha Humana. chega tarde a casa, janta e deita-se cedíssimo, logo depois de ir dar o passeio habitual com o lost. de manhã cedo, acontece muitas vezes eu regressar das minhas voltinhas e já não a encontrar. mas ela disse-me que, a partir do final da próxima semana, vai entrar em férias e ter muito mais tempo para nós.
mas não é sobre isso que eu quero falar. chegou-me aos ouvidos que o amigo legível tem perguntado, em tom mais trocista do que curioso, se eu já recuperei o meu "babete" de pelo. isso ainda não aconteceu e quer eu, quer a minha irmã brunilde, que também perdeu o dela, andávamos, até há pouco, muito desgostosas, pois não há dúvida: esse "adorno" natural contribui, em grande parte, para o enorme sucesso que temos, junto dos machos da nossa espécie.
a Humana disse que éramos muito parecidas com a nossa mãe, ísis, que continua a viver na cidade e até teve, recentemente, três bebés encantadores. desde que nos mudámos, é um casal de ex-vizinhos da Humana, que trata dela.
vejam, então, a minha mãe, na sua época áurea:

o carro-solário era o da Humana. andava sempre marcado por patinhas de gato...
agora, vejam a minha mãe, no mês de Julho (a foto foi tirada uma vez em que ela apareceu para comer a refeição, à janela, como era seu hábito):

para ver se deixávamos de andar tristes, por causa da nossa actual aparência, a Humana resolveu fazer-nos uma surpresa: no passado sábado, saiu de casa e só voltou a meio da tarde, com um pelo ainda mais curto do que o nosso! e, apesar disso, vinha tão alegre que eu e a brunilde também deixámos de ter complexos pelo nosso visual de verão.
querem ver? a Humana está na casa de banho, a cobrir a cara com uma pasta verde (ela disse-me que aquilo se chama "máscara de limpeza da pele"). vou apanhá-la, sem ela estar a contar:
que maçada! assim, não se vê o corte de cabelo (mas agora reparo que até consegui fotografar as marcas do escaldão que ela apanhou, eheheh)! tenho mesmo de praticar mais (penso especializar-me em foto-reportagem, sabiam?). vamos lá tentar, de novo! Humana, vê lá se colaboras, ok?
e ela a resmungar que não tem paciência para posar para fotos. então, aproveito para vos mostrar um bocadinho da cortina de banho, que tem umas cores muito alegres. gostam?

Arquivo de jardinagem

Powered By Blogger