agosto 30, 2008

brunilde e as lições de escrita e leitura

foi com latinhas de paté "sabores do campo" que a Humana convenceu a minha irmã brunilde a aprender a ler e a escrever. por cada lição que recebe, tem direito a este acepipe, que adora. mas, como não podia deixar de ser, a brunilde pôs algumas condições: uma delas é assistir às aulas, toda refastelada no seu cesto.

para além de representar um mau exemplo para os meus filhotes, aos quais obrigo a assistir às lições, sentados e com a máxima atenção, não é raro ela pôr-se a dormitar, enquanto eu faço uma leitura ou escrevo um texto no chão do jardim.


querem vê-la atenta e entusiasmada? bem, é só esperar que passe uma mosca ou que se ouça o canto de um passarinho...

a brunilde não presta nenhuma atenção aos meus ensinamentos e, ainda por cima, ela, que é uma péssima aluna, faz questão de assentar uns tabefes nos meus filhotes, sempre que eles não dão resposta certa a alguma pergunta que eu lhes faça!
mas sei que, com a minha irmã, não vale a pena eu teimar. se lhe chamo a atenção, por exemplo, para o facto de dar imensos erros ortográficos, é isto o que ela me diz:
-olha, vou escrever uma frase e tu vais dizer-me se entendeste o que eu escrevi.
-é claro que eu entendo, brunilde. mas quase não há uma palavra que tenha sido escrita correctamente...
- bem, isso não tem a menor importância. consigo comunicar, que é o que interessa!
e, sem me dar oportunidade de expôr as minhas razões, retira-se para dentro de casa, onde passa o tempo a ler policiais.
fico ofendida com o desrespeito com que ela me trata e até deixo de lhe falar, por umas horas. mas julgam que se importa? então, vejam só o bilhete que ela deixou hoje na minha almofada:
idun, não tesqessas de me criar um imeile no çápo. avizo qe cenão tratáres diço esta tárde lévas dois çupápos qe até vôas.
e jágora dejita-e-aliza esta minha fóto para eu uzar no meu prefil do mécenjer.

açinado: brunildinha

12 comentários:

Justine disse...

Linda de encantar, a Brunildinha, mas com pouca capacidade de concentração e muito, mas mesmo muito mau génio!!Bem precisas de toda a tua paciência, Idun.
Uma festinha para ti :))

Rosa dos Ventos disse...

O teu texto divertiu-me bastante!
Como a Justine diz há que ter paciência com este tipo de alunos, quiça traçar-lhe um "currículo alternativo" ! :-))
Aqui por casa as gatinhas estão em baixo, a Kicas teve mesmo que ir ao Sr. Dr. mas está um pouco melhor, a Nocas recusa-se a abrir a boca para tomar os comprimidos receitados por procuração...

Um abraço para a Humana e festinhas para ti

Chat Gris disse...

Hehehe!
Pois é, Idun, precisas de alguma paciência...
Marradinhas afectuosas para todos aí em casa!

Vanda disse...

Idun, se ela tiver este sentido de humor que te caracteriza :) nem tudo estará perdido :))

Lindissimas as fotos!


Marradinhas e beijos!

Van Dog disse...

uiui... a Brunilde sabe bem o que quer... E vai conseguir. São terríveis, as gatas.

legivel disse...

... tem calma Idun! que a Piedade e a Trafaria não se fizeram num dia. Quem sabe se a Brunilde ainda não nos vai surpreender daqui a uns tempos com o lançamento de um livro seu. Até parece que já estou a adivinhar o título: "Os meus dois amôres: o sesto e os paçarinhos".


Gostei muuuuuuito da surpresa. Thanks.

Anónimo disse...

brunil-de

comti nua que taz a fazêr progreços eu vou paçar pró çegumdo ano da univercidade felíneor

lambidelas da tua amiga do curação

OÍM

Catish disse...

Olá
encontrei o teu blog em outro blog de gatos, e como adoro gatos vi cuscar e gostei, este texto está muito interessante :)
Vou voltar para ler as histórias dos teus gatos

lili-gata disse...

esta brunilda é mesmo uma safada. sou uma gata brasileira. adorei seu blog. virei sempre por aqui. miaaauuu...

lili-gata disse...

idun,
obrigada por suas palavras. e parabéns pela qualidade do seu blog!

moriana disse...

tá visto que foi de tanta gulodice!
oh, Brunilde!

por aqui reina a preguiça, a lua só quer "gravar" e ressona que se farta, e eu que sou toda espevitadinha, gosto de declamar, Só me calo quando me fazem festas.

flor.

La Gatera disse...

Oh! Brunilde tiene caracter! Nos gustó mucho el relato, Idún. Y también nos gustó mucho tu blog :)

Beijos e um abraço!

Gracias por visitar nuestra Gatera! A nosotros nos encantó visitar tu Jardim.

Arquivo de jardinagem