fevereiro 28, 2009

o gato da pata de pau

jack storme era o tanoeiro e ferreiro da cidade de thebes, em illinois. tinha um gato que andava sempre pela loja. em todo o país, não havia gato como ele a apanhar ratos, dizia jack. na sua loja, não havia ratos nem ratazanas.
até que um dia, por acidente, o gato ficou sem uma das patas dianteiras. desde então, começou a ficar magro e abatido e não se interessava por nada, porque não andava a alimentar-se como devia ser.
por isso, um dia, jack decidiu arranjar-lhe uma pata de pau. esculpiu-a com a sua faca e prendeu-a à pata mutilada. a partir daí, o gato começou novamente a engordar. jack decidiu passar uma noite na loja, para ver como o gato se desembaraçava com a pata de pau.
quando caiu a noite, o gato posicionou-se em frente a uma toca de ratos e esperou. não tardou que se visse a cabeça de um rato a espreitar cautelosamente pelo buraco. veloz como um relâmpago, o gato agarrou-o com a pata saudável e deu-lhe uma pancada na cabeça com a pata de pau. pouco depois, o gato já conseguira amontoar dezoito ratos em frente à toca.



esta é uma das histórias do livro "histórias verdadeiras de gatos" (edições asa) que foi oferecido à Humana pelo samuel e pelo dinis e cuja imagem de capa publiquei no post anterior. foi escrita por wendell margrave, em 1938.

Arquivo de jardinagem

Powered By Blogger