janeiro 19, 2009

adeus, jasmim



o jasmim deixou-nos, a meio da manhã de domingo. foi o cão lost que deu sinal de que algo se estava a passar, começando a uivar muito alto. a Humana foi ver e deparou com o jasmim, já morto. ataque cardíaco, muito provavelmente, disse a veterinária. estava deitado de lado, na sua almofada preferida, como se estivesse, ainda, a dormir.
o jasmim, o nosso gatinho cego, deixou-nos. esteve pouco mais de três anos connosco. por duas vezes a Humana conseguiu salvar-lhe a vida. desta vez, nada havia que ela pudesse fazer.

há criaturas que aparecem nas nossas vidas para nos demonstrarem que a bondade ainda habita o coração das pessoas e dos bichos, disse-nos a Humana, chorando lágrimas que não se viam. o jasmim foi uma delas. desde a veterinária que nunca lhe cobrou as frequentes consultas a que ela teve de o levar, nos primeiros tempos de vida, quando o trouxe da rua, fortemente atacado pela coriza. passando por nós, que nunca lhe batíamos, mesmo quando ele nos obrigava a sair dos nossos lugares já quentinhos para lá se ir deitar, ou quando dava uns tabefes na mimosa e corria atrás dela, pois não a queria dentro de casa... e o lost, o nosso cãozinho rafeiro que, desde que o jasmim foi para casa da Humana, assumiu a sua protecção, mimando-o, brincando com ele, abrindo, na terra do quintal, em dias de verão, um buraco para ele, e outro, mais pequenino, para o seu amigo. papel de protector, que ele cumpriu até ao fim.
é importante falarmos nessas coisas, disse a Humana. falarmos nelas, mesmo que essas recordações sejam, hoje, dolorosas. assim fiz.
voltaremos, em breve, à blogosfera, retribuiremos as visitas. mas agora, precisamos de ficar, por algum tempo, em silêncio. sabemos que nos entendem.

Arquivo de jardinagem

Powered By Blogger