dezembro 19, 2009

convalescença


esta foto é de domingo passado. no dia anterior, à tarde, fui submetida a uma intervenção cirúrgica. isto foi o que me disse a Humana, pois eu, para dizer a verdade, só me lembro de ter ido a uma veterinária que me espetou uma agulha numa das minhas patas, e de ter acordado, no domingo de manhã, cheia de dores e sem vontade de comer. lá me lavei, o melhor que pude, fui ao caixote de areia e passei o domingo a dormitar, embrulhada numa mantinha, na grande almofada que o lost fez o favor de me emprestar; a Humana passou grande parte do dia ao pé de mim e não deixou que nenhum dos outros bichos entrasse na sala.

na segunda-feira já me sentia melhor; pude andar um bocadinho pela casa e conversar com a brunildinha sobre o que me tinha acontecido. saí da almofada, fui para o meu cesto, e preparei-me para receber as visitas da restante bicharada. antes de sair para o trabalho, a Humana voltou a fechar-me, sozinha, na sala, e eu lá fiquei a repousar, junto ao calorífico. e assim tenho passado estes últimos dias...
nota: na terça-feira, aproveitei o facto de a porta estar aberta e corri para fora de casa. mas a Humana foi logo atrás de mim. constato que ela está muito mais ágil, porque conseguiu apanhar-me com facilidade, coisa que, até há uns dias atrás, não acontecia.

hoje tive, finalmente, permissão para ir um bocadinho até ao jardim. a primeira coisa que fiz, foi mastigar umas folhas de um arbusto. estraguei duas ou três flores, brinquei um bocadinho na terra e, logo de seguida, fui regalar-me com um maravilhoso banho de sol, repimpada no meu cesto preferido. a meio da tarde, lá veio a Humana chamar-me: anda para casa, idun, que daqui a pouco vai fazer muito frio!
já se passou uma semana, desde a cirurgia, e estou em franca recuperação. depois de um bom lanche, até me sinto com forças para fazer uma visita aos vossos blogs...

13 comentários:

Hamanndah disse...

Querida Idun, o que teve ? Se não for muito indiscreta a pergunta. A Humana já lhe esterilizou? Sabe que esta é uma forma de amor dos Humanos para com vocês, pois vocês ficam mais seguros e protegidos.

Beijos para você e boa recuperação.

Humana disse...

sim, hamanndah. a idun foi esterilizada.foi, há dois anos, mãe extremosa de três lindos gatinhos, dois dos quais (os manos artur e lancelote) ficaram connosco;entretanto, nos períodos de cio, tomava a pílula.mas, sabendo os possíveis efeitos dessa medida de prevenção, optei por esterilizá-la. julgo que será o menor dos males, embora não seja uma "solução" que me agrade. porque esta opção,hamanndah, contraria o amor que sinto pelos animais, pois esse amor faz-me desejar que eles continuem, naturalmente,a ter os seus cios e os seus parceiros. mas cada vez é mais difícil arranjar donos responsáveis para os gatinhos que vão nascendo e neste pequeno jardim tornar-se-ia muito complicado gerir um número elevado de bichos.
mas é, sempre, com o coração pesado que tomo este tipo de decisões.

beijos para si, também. e a idun agradece os votos de melhoras.

caniche vagabundo disse...

Boa! Que bom estares a melhorar, Idun!

Humana, gostei tanto destas tuas palavras...

caniche vagabundo disse...

Ah! Quanto às roseiras... temos que combinar isso!

Arabica disse...

Humana,

parece que a Idun já recuperou e que agora o jardim volta à sua dinamica de sempre, de passeios ao sol e lanches e ronronares.

Um beijo para ti e festas largas à bicharada deste jardim.

Rosa dos Ventos disse...

São coisas da vida, Idun!
Cá por casa já aconteceu o mesmo às minhas três gatas e olha que a Nocas até passou muito mal.
Rápidas melhoras...

Ronrons

Rosa dos Ventos disse...

E já agora Boas Festas e um

Abraço natalício para a Humana

Arabica disse...

Boas festas!!!

Feliz Natal!

Cada vez mais extenso e em partilha.

Beijos

legivel disse...

Idun,

Faço votos que a tua recuperação seja um facto consumado, pois sou um leitor incondicional das tuas crónicas e relatos e já não consigo passar sem elas. Por vezes fico abismado como é que uma gata tem tais predicados - mais consentâneos com os dos humanos - e em contrapartida, eu nem consigo acertar com dois miados seguidos.

Por falar em votos, espero que esta quadra vos seja propícia, tal como todos os dias do primeiro ano dos "anos 10".

Festas para ti e para os teus companheiros e um beijo amigo para a Humana.

moriana disse...

A Flor vai passar pelo mesmo, ainda não sei quando. São incómodos que passam depressa, Idun.
As melhoras, amiguinha!
Festinhas a todos e um bom ano!
Lua

M. disse...

Bom Ano para ti, Idun & Companhia Humana!

Justine disse...

Idun, minha bela gata, a esta hora já estás restabelecida e já te esqueceste dos maus momentos. Agora é só não abusar da comida para não ficares deselegante:))
Uma festinha ara ti e família,e votos de ANO NOVO para a tua Humana

Milene disse...

Olá Idun!! Passei aqui para desejar um 2010 bem feliz!!
Mina manda muitos beijinhos à todos!!

Arquivo de jardinagem