setembro 04, 2011

por vezes, cai-nos o mundo em cima

na passada terça-feira, ao fim da tarde, a minha gata brunilde foi atacada por um pitbull, a nova aquisição de um casal vizinho.
sem entrar em pormenores, digo-vos que, apesar de o cão ter sido rapidamente “convencido”, de forma pouco simpática, a abrir a boca e largá-la, a brunilde ficou muito maltratada. deu entrada no serviço de urgência da clínica SOSvet em estado de choque, e após os necessários exames clínicos, ficou internada para fluidoterapia. teve alta na passada sexta-feira, ao fim do dia, veio para casa com tratamento prescrito e levei-a hoje uma consulta de reavaliação. o seu estado melhorou consideravelmente, embora os hematomas e feridas na zona da barriga, provocados pelos dentes do pitbull, sejam motivo de preocupação, pois o processo de cura é muito lento e pode surgir alguma infecção. além disso, ainda não começou a comer (só hoje foi beber um pouco de água).
tenho-a acompanhado quase a tempo inteiro, nestes dois últimos dias. fiquei contente por, hoje, tê-la visto ronronar de prazer, quando a escovava delicadamente, ou por constatar que, finalmente, se entrega à sua higiene, “lavando-se” com muito cuidado. mas o receio de que uma infecção surja ou de que ela continue a recusar alimentar-se mantém-me apreensiva.
sem tempo nem disposição para mais, fico, hoje, por aqui. irei dando notícias sobre a evolução do seu estado e, a seu tempo, farei um post mais detalhado sobre as situações geradas por este casal que “adopta” animais de forma absolutamente irresponsável.
desejo-vos uma boa semana.

15 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Esse casal devia ser responsabilizado pela situação em que se encontra a Brunildinha!
É revoltante andarem com animais perigosos na rua sem estarem açaimados!
Espero que a gatinha recupere para poder continuar a escrever posts deliciosos e para teu descanso!
Vai dando notícias!

Abraço e festinhas para ela

Silvia disse...

quanta irresponsabilidade!!!
estamos torcendo para que Brunilde se recupere rapidamente. Voltar a tomar banho é com certeza um bom sinal da recuperação.
força para todo o pequeno jardim.
abraço apertadinho.

Milene disse...

Mas que tristeza. Ficamos aqui pelo Brasil com o coração apertado e torcendo pela recuperação da Brunilde.
Bjs

Humana disse...

amiga rosa dos ventos:
o cão estava no quintal dos donos. atacou a brunilde quando ela estava em cima de um muro baixo, ao qual ele tem acesso.
mas há situações de grande irresponsabilidade, sim. ainda há dias não pude sair do carro e entrar em casa, porque não deixaram o portão fechado à chave; alguém o abriu e o cão andava na rua,a tentar entrar no meu jardim (onde se refugiam dois gatos, o ruca e o pimpolho, que pertencem a esse casal mas não se atrevem a aproximar-se da casa, desde que o pitbull lá vive. e eles estão a descartar-se dos gatos, nem sequer comida lhes vão dar; estás a ver para quem é que eles "sobram", não estás?).
estupidamente liguei para eles, em vez de ligar para a polícia.
mas, mal a brunilde esteja livre de perigo, vou fazer as necessárias démarches. é que, no muro onde a brunilde estava, pode, facilmente, sentar-se uma das crianças dos meus vizinhos mais próximos. e o pittbul, como sabes, é silencioso, ataca à má-fila. mas eu nada tenho contra o cão. há-de ser mais uma vítima da falta de bom senso dos donos...

Humana disse...

sílvia, milene:

grata pelo vosso apoio e afecto, que chegam vivos até nós, apesar da distância.
irei dando notícias, sim.

carol disse...

Oh! Tadita da brunilde! E da humana também que está a sofrer imenso!

O raço dos cães! Não sei que graça acham a ter cães desses em casa!

A melhoritas da gatinha!

Humana disse...

amiga carol,
obrigada!

Justine disse...

E eu que não sabia de nada! E aqui quero mostrar a minha indignção perante a irresponsabilidade dos donos desse cão, e a minha solidariedade à Brunilde e à Humana!As melhoras!

animes disse...

As melhoras para a brunilde! ;D
Esses teus vizinhos não sabem que cães perigosos tem que estar sempre ou quase sempre com um açaime posto???
beijos

Humana disse...

querida justine, obrigada!
andei dias sem conseguir "falar" aqui do que se passou. e duas noites sem dormir... bem, não é só a brunilde que está a recuperar do susto!

abraço grande

Humana disse...

querido animes,
agradeço a tua visita e o comentário.sei que "torces" pelas melhoras da brunilde, claro! ela também é da tua "família"...

beijos meus e marradinhas de toda a bicharada.

animes disse...

Querida prima Brunilde, vê lá se te pões fina e não voltes a aproximar-te desse labrego, avisa os outros primos principalmente o bebé Baltazar.

Lambidelas e as melhoras do primo Bóris!

Ju disse...

oh amiga, que triste!! tadinha da Brunilde e tadinha de ti também, que estás farta de sofrer situações dessas. é bem verdade isso que dizes - "por vezes cai-nos o mundo em cima", eu até avanço uma correção: "por vezes o mundo NÃO nos cai em cima!"
UM GRANDE ABRAÇO*

Humana disse...

querida ju,
tu, que me conheces desde (quase) sempre, sabes, como poucos, desta minha faceta de enfermeira e cuidadora de seres feridos... ;)

um abraço grande, com inveja desses dias em que pudeste deixar o olhar perder-se na verdura e na dureza do granito das paisagens amadas e nossas.

Humana disse...

ah, ju, sua malandra!!!
agora é que eu reparei que aderiste ao novo acordo ortográfico!!! pois eu cá me fico pelas fileiras da resistência! :))))))))

Arquivo de jardinagem