maio 02, 2011

sou uma autêntica enciclopédia


vejam só a cantiga de roda que a rosinha dos ventos cantava na sua infância:

ó enleio
que te enleaste
ao mais alto "acipreste"
eu queria cantar contigo
e tu enleio
tu não quiseste

a minha irmã brunilde, com a sinceridade que a caracteriza, confessou-me não saber o que era um "acipreste". eu, como tenho um coração grande, tratei logo de esclarecê-la:

acipreste é o nome de um arcipreste  que um dia andava a passear todo contente. de repente levantou-se uma  ventania enorme e ele foi a correr para casa; mas quando lá chegou sentia-se esquisito, como se lhe faltasse alguma coisa. quando descobriu o que era pôs-se à janela a gritar: ah vento malandro que me roubaste um r!
Entretanto, outros arciprestes que também andavam a passear todos contentes também foram a correr para casa, quando chegou a ventania. mas, porque corriam mais devagar ou porque pararam uns segundos para descansar ou porque a casa deles ficava bastante mais longe do que a do primeiro e não havia táxis àquela hora, demoraram mais tempo a chegar a casa e o vento lá lhes foi surripiando o que pôde. quando descobriram que tinham sido roubados, puseram-se todos à janela; só que não conseguiram dizer nada, pois faltava-lhes o ar. então, aproveitando-se do facto de eles estarem assim tão indefesos e não poderem, sequer, pedir socorro, o vento desatou a bater nos ciprestes.

Arquivo de jardinagem

Powered By Blogger