junho 11, 2008

coisas que me desgostam

o facto de conviver com uma Humana e observar os seus hábitos, levou-me a ter curiosidade por assuntos que não são, geralmente, interessantes, para a maioria dos felinos: leitura, música, cinema, fotografia, pintura, escrita...
tentei incutir esses gostos aos meus filhotes mas, dada a sua tenra idade, ainda preferem gastar o tempo em brincadeiras. no entanto, ouviram-me com muita atenção, quando eu lhes expliquei que os nomes que a Humana lhes deu - artur e lancelot - estão relacionados com as lendas arturianas. e adoraram ouvir falar dos cavaleiros da távola redonda e da demanda do graal. o pequerrucho artur disse logo que queria conhecer o mago merlin e a sua díscípula, a fada morgana. perguntou-me se ela ainda vive em avalon e se agora é uma velhinha que gosta de gatos.

o que me entristece é que as minhas duas irmãs, a mimosa e a brunilde, não têm nenhum destes interesses. com a mimosa, quase nem consigo falar, porque anda sempre a deambular pelos quintais e só vem a casa à hora da refeição, altura em que não temos tempo para conversas.

há dias, tentei convencer a brunilde a aprender a ler e a escrever.

"não quero perder tempo com essas coisas de humanos. basta-me apanhar sol, rebolar-me na terra, brincar com as plantas e caçar ratos, lagartos, passarinhos... também gosto de observar a nossa Humana, sobretudo quando me sento junto aos pés dela. vista assim, parece muito muito grande. "
"olha, brunilde: se aprendesses a ler e a escrever, eu ensinava-te a usar a internet e até podias criar um blog".
"internet, o que é isso? e um blog, que espécie de bicho é? como é que eu o criava? eu já criei a minha ninhada de filhotes, tenho cinco anos de idade e não ando com paciência para criar filhos que não são meus. ainda por cima com nomes desses: blog! soa a vomitado!..."
"não é nada disso, brunildinha. um blog é um sítio teu que fica num mundo chamado internet que pode ser visitado por humanos e bichos - belíssimos gatarrões, por exemplo, ou cães tão simpáticos como o cachorro lost, que até podem morar muito, muito longe de nós. e tu também podes ir visitá-los, ao blog deles. mas, repito: para isso, tens de saber ler e escrever."
" então porque é que não vamos as duas passear a um desses tais sítios e vemos o que é que existe por lá? outro mundo? será na lua? é num quintal longe daqui? e se nos perdemos e não encontramos o caminho de volta?"
"brunilde, nao estás a perceber nada, pois não? então vamos as duas sentar-nos no sofá da Humana e eu explico-te, pormenorizadamente, estas questões de mundos e conhecimentos virtuais, está bem?"

a brunilde lá concordou em ouvir-me mas, em vez do sofá, preferiu uma cama, onde tem a sua mantinha habitual. mal eu comecei a minha explicação, vi logo que ela olhava disfarçadamente para uma almofada onde, presumo, tencionava recostar-se. como viu o meu olhar de reprovação, lá se manteve direita. mas, com grande pena minha, tive de reconhecer que as explicações e conselhos que lhe dei devem ter caído "em saco roto". pois, a cada minuto que passava, era assim, com enormes bocejos, que ela demonstrava o seu "interesse" por aquilo que eu lhe dizia:

Arquivo de jardinagem

Powered By Blogger